quinta-feira, 12 de abril de 2012




APRESENTA :


Regulamentação do Basquete :  

Objectivo do jogo do basquete :   

O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipa que obtiver mais pontos no fim do jogo, vence.A competição é dirigida por:

  • Três árbitros – que têm com função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.
  • Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registam os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.
  • O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo
                                     
    Troy - High School Musical
  • Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipa dispõe para a posse ininterrupta da bola.
  • Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 elementos cada (em jogo), mais 7 suplentes.
  • Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
  • Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com a duração os 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
  • Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
  • Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas.  

  • Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra no cesto, por cima, passa através ou na rede fique presa. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,15m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

  • Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.
  • Resultado – O jogo é ganho pela equipe que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.

        Lateral : 

o jogador pega a bola com as mãos, e joga a bola podendo inclusive ser para a cesta! ele só não pode pisar na linha!  Se a cobrança for na quadra de defesa, ele pode arremesar com as mãos para a quadra de defesa ou ataque. Se for na quadra de ataque o arremesso só pode ser feito para a quadra de ataque.



Fundo Bola :  

É o passe da posse de bola para o time que está no ataque e do fundo da quadra em que ele está atacando.


Lance Livre : 

Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, eles não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6) e não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro. 

Substituição : 

Uma substituição é uma interrupção da partida pedida pelo substituto.

19.2.1 Uma equipe pode substituir jogadores durante uma oportunidade de substituição.
19.2.2 Uma oportunidade de substituição começa quando:
  • A bola se torna morta, o cronômetro de jogo é parado e o oficial tenha terminado sua comunicação com a mesa de controle.
  • Uma cesta de campo é convertida nos últimos dois (2) minutos do quarto período ou os últimos dois (2) minutos de cada período extra, para a equipe que não marcou os pontos.
19.2.3 Uma oportunidade de substituição termina quando:
  • A bola está a disposição do jogador para o primeiro ou único lance livre.
  • A bola está a disposição do jogador para uma reposição.
19.2.4 Um jogador que tenha se tornado um substituto e um substituto que tenha se tornado um jogador não podem, respectivamente, retornar ou sair da partida até que a bola se torne morta novamente, depois de uma fase de jogo com o cronômetro ligado.
Exceções:
  • Uma equipe que fique com menos que cinco (5) jogadores na quadra.
  • O jogador envolvido na correção de um erro está no banco da equipe depois de ter sido legalmente substituído.
  • O jogador está machucado, recebe tratamento ou está sangrando e se recupera durante o tempo debitado.
19.3.1 Somente um substituto tem o direito de pedir uma substituição. Ele (não o técnico ou assistente técnico) deverá se dirigir a mesa de controle e pedir claramente por uma substituição, fazendo o sinal convencional apropriado com as mãos ou sentando na cadeira de substituição. Ele deve estar pronto para jogar imediatamente.
19.3.2 Um pedido de substituição pode ser cancelado até o momento que o sinal do apontador seja soado para tal substituição.
19.3.3 Assim que uma oportunidade de substituição começar o apontador soará seu sinal para avisar os oficiais que um pedido de substituição foi feito.
19.3.4 Um substituto deverá ficar fora das linhas limítrofes até que o oficial dê o sinal de substituição e autorize o jogador para entrar na quadra de jogo.
19.3.5 O jogador que tenha sido substituído pode ir diretamente para seu banco de equipe sem ter que se apresentar ao apontador ou para um oficial.
19.3.6 Substituições deverão ser completadas o mais rápido possível. Um jogador que tenha cometido sua quinta falta ou tenha sido desqualificado, deverá ser substituído imediatamente (aproximadamente 30 segundos). Se, no julgamento do oficial, há um atraso injustificado, um tempo debitado deverá ser marcado contra a equipe ofensora. Se a equipe não tiver mais tempos debitados disponíveis, uma falta técnica (‘B’) pode ser marcada contra o técnico.
19.3.7 Se uma substituição foi pedida durante um tempo debitado ou durante um intervalo de jogo, o substituto deverá se apresentar ao apontador antes de entrar no jogo.
19.3.8 O arremessador de lance livre poderá ser substituído desde que: 
  • A substituição seja pedida antes que uma oportunidade de substituição termine para o primeiro ou único lance livre.
  • A bola se torne morta depois do último ou único lance livre.
Se o arremessador de lance livre é substituído depois que a bola se tornar morta após o ultimo ou único lance livre, os adversários também podem fazer uma substituição, desde que o pedido seja feito antes que a bola se torne viva para o último ou único lance livre.19.3.9 O arremessador de lance livre deve ser substituído quando:     
  • Ele está machucado.
  • Ele tenha cometido sua quinta falta.
  • Ele tenha sido desqualificado.
19.4.1 Uma substituição não será permitida entre ou depois de lances livres causados por uma (1) penalidade de falta até que a bola se torne morta novamente, depois de uma fase de jogo com o cronômetro ligado.
Exceções:
  • Uma falta é marcada entre lances livres. Neste caso os lances livres serão completados e a substituição será permitida antes que a nova penalidade de falta seja administrada.
  • Uma falta é marcada antes que a bola se torne viva depois do último ou único lance livre. Neste caso a substituição é permitida antes que a nova penalidade de falta seja administrada.
  • Uma violação é marcada antes que a bola se torne viva depois do último ou único lance livre. Neste caso a substituição é permitida antes que a reposição seja administrada.
Se houver séries de lances livres consecutivas causadas por mais que uma (1) penalidade de falta, cada série deve ser tratada separadamente.
19.4.2 Uma substituição não será permitida para a equipe que marcou os pontos quando o cronômetro de jogo estiver parado seguindo uma cesta de campo convertida no dois (2) últimos minutos do quarto período ou os dois (2) últimos minutos do período extra, a menos que um oficial tenha interrompido a partida ou a equipe que sofreu os pontos tenha feito substituição(ões).

Desqualificação : 


37.1.1 Uma falta desqualificante é um comportamento antidesportivo flagrante de um jogador, substituto, técnico, assistente técnico ou acompanhante de equipe.
37.1.2 Um jogador também será desqualificado se contra ele forem marcadas duas faltas antidesportivas.
37.1.3 Um técnico também será desqualificado quando:
  • Contra ele forem marcadas duas faltas técnicas ('C') como resultado de seu comportamento pessoal antidesportivo.
  • Contra ele forem marcadas três faltas técnicas acumuladas como resultado de comportamento antidesportivo dos componentes do banco de equipe ('B') (assistente técnico, substituto ou acompanhante de equipe) ou uma combinação de três faltas técnicas, uma das quais tenha sido marcada contra o técnico ('C').
37.1.4 Se um jogador ou técnico é desqualificado sob o Regras do Basquete: Artigo 37.1.2 ou Regras do Basquete: Artigo 37.1.3, esta falta antidesportiva ou técnica será a única falta penalizada e nenhuma penalidade adicional pela desqualificação, será administrada.
37.1.5 Um técnico que tenha sido desqualificado deverá ser substituído pelo assistente técnico como consta na súmula. Se não houver um assistente técnico na súmula, ele será substituído pelo capitão.
37.2.1 Uma falta desqualificante será marcada contra o agressor.
37.2.2 Ele será desqualificado e irá para o vestiário de sua equipe, lá permanecendo pelo resto da partida. Ou se preferir, ele deverá deixar o ginásio da partida.
37.2.3 Lance(s) livre(s) será(ão) concedido(s) para:
  • Qualquer adversário no caso de uma falta que não envolveu contato.   
  • Para o jogador que sofreu a falta no caso de uma falta com contato.
Seguido de:
  • Uma reposição na linha central estendida, do lado oposto a mesa de controle.
  • Um bola ao alto no círculo central para iniciar o primeiro período.
37.2.4 O número de lances livres será como segue:
  • Se a falta é cometida em um jogador que não está no ato do arremesso ou se for uma falta técnica: dois lances livres serão concedidos.
  • Se a falta for cometida no jogador que está no ato do arremesso: a cesta, se convertida, contará. Além disso um lance livre será concedido.
  • Se a falta for cometida em um jogador no ato do arremesso que não converte a cesta: dois ou três lances livres serão concedidos.




Componentes :   


Ulisses,Jaiana,Sheila,Erica,Valquiria e Raissa 


  

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